Tags

Centro Acadêmico de Economia PUC-Rio apresenta:

::Os Impactos da PEC 241 com José Marcio Camargo e José Luis Oreiro:::

Nessa terça-feira, a Câmara da Deputados aprovou, em segundo turno, a PEC 241 cuja proposta se baseia em uma limitação das das despesas primárias da União, a partir de 2017, ao que foi gasto no ano anterior corrigido pela inflação.
Enquanto a proposta, para alguns, é vista como fundamental para a recuperação da economia brasileira, para outros, o congelamento dos gastos dessas áreas, em termos reais, pode agravar a desigualdade, já que incide em setores essenciais, como saúde e educação.
No meio dos economistas, as opiniões também divergem. Entre os defensores, temos os mais dogmáticos e os defensores de caráter mais instrumental, que sabem a amargura do remédio mas ainda acreditam que ela é fundamental para garantir a saída da crise.
Dentre os opositores, temos os que argumentam que a PEC promoverá um “austericídio fiscal”, enquanto a vertente dos “inimigos cordiais” criticam a medida, mas se dispõem a melhorá-la.
Frente a esse cenário, o CAECO convidou dois economistas com visões diferentes acerca da proposta para debater sobre o impacto que a mesma poderá trazer, seus benefícios e possíveis equívocos.

-José Marcio Camargo é doutor em Economia pela Massachusetts Institute of Technology, referencia em assuntos como Microeconomia e Economia do Trabalho e professor de economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

-José Luis Oreiro é doutor em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da Associação Keynesiana Brasileira e professor do Instituto de Economia da UFRJ com pesquisa na área de Macroeconomia do desenvolvimento, crescimento e distribuição de renda

Aguardamos todos!

Sala a confirmar

Link: https://pt-br.fievent.com/e/caeco-apresenta-debate-sobre-a-pec-241/4856537