Tags

, ,

Macroeconomia_Brasileira_-_Desenvolvimento_numa_Perspectiva_Keynesiana

Autor: José Luis Oreiro

ISBN: 9788521631514
Publicação: 13/05/2016
Edição: 1|2016
Formato: 16 X 23
Páginas: 236
Acabamento da capa: Brochura
Peso: 0,36kg
Selo Editorial: LTC

R$59,00

“A consolidação de um novo paradigma teórico em qualquer disciplina passa necessariamente pela definição da ciência ‘normal’ que lhe corresponde, a definição de problemas relevantes, a seleção de métodos de investigação aceitos como válidos etc. Uma peça fundamental dessa transformação é a produção de materiais que permitam a divulgação dos resultados já obtidos para um número crescente de estudantes, de modo amplo, consistente, em que esses futuros pesquisadores possam entender a coerência do programa de pesquisa e situar seus próprios interesses dentro dele. Este é o papel do livro-texto: codificar o que se sabe, o que não se sabe e o que se busca saber dentro de um paradigma (ou mais); um mapa para se conhecer a extensão e a cobertura desse paradigma. É para isso que o professor Oreiro dá uma contribuição fundamental com este livro. Mapear, mostrar acidentes geográficos, localizar dificuldades, ilustrar os caminhos já conhecidos e os destinos já explorados. Poucos economistas neste país estão tão bem qualificados para fazê-lo e, tenho certeza: este livro se tornará rapidamente a referência na disciplina.”

Fernando José Cardim de Carvalho

Professor Emérito do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

“Nos dias de hoje é raro achar um livro no qual as questões empíricas a serem respondidas sejam apresentadas antes dos modelos formais. Este livro faz isso, apresentando logo de início a questão do desenvolvimento desigual em nível mundial e, em particular, as diferenças entre as economias maduras e as economias menos desenvolvidas. O aparato teórico apresentado é, sob qualquer ângulo, forte o suficiente para apresentar uma explicação convincente para o fenômeno, conciliando uma teoria das assimetrias na tecnologia com uma teoria das assimetrias na estrutura produtiva (composição setorial da produção); com a primeira explicando a performance relativa das economias maduras, e a última se aplicando a países como o Brasil, no qual a estratégia de crescimento pelas exportações está associada à especialização em recursos primários. Trata-se de um livro excelente, muito bem escrito, razoavelmente acessível e absolutamente persuasivo. A empreitada corajosa do professor Oreiro (casando Keynes e Kalecki com os aspectos estruturais do processo de desenvolvimento) causa uma séria derrota às explicações simplórias oferecidas até agora pela literatura empírica de crescimento econômico.”

Lionello Punzo

Professor da Universidade de Siena, Itália

“Uma das principais dificuldades da teoria e da política macroeconômicas é combinar o curto e longo prazos. Este novo livro de José Luis Oreiro adota a abordagem pós-keynesiana de forma criativa e competente e, desse modo, avança a economia do desenvolvimento de maneira instigante e fértil.”

Mauro Boianovsky

Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília e Presidente da History of Economics Society

Maiores informações em : http://www.grupogen.com.br/macroeconomia-brasileira-desenvolvimento-numa-perspectiva-keynesiana

 

Anúncios