Tags

, ,

Domingo    03/06/2012

06:00 – Arquivo DocTV – O Acidente
Acidente é um documentário poético sobre impressões deixadas por 20 pequenas cidades mineiras. O imprevisto e o improviso do encontro entre a equipe de filmagem e os cenários e personagens dos municípios é o guia da narrativa. Entre belas imagens e sons surpreendentes, o espectador mais do que reflete sobre os lugares exibidos, ele os sente.
07:00 – Bom Dia, Ministro
08:00 – Dia de Campo na TV – Boas Práticas de Fabricação para Agroindústria Familiar
08:50 – Vídeos Informativos
09:00 – Sementes – Fundação Casa da Cultura de Marabá
09:30 – Mobilização – Cultivo Sustentável de Alga Marinha
No Mobilização dessa semana, vamos conhecer a comunidade de Barraginha cujo cultivo sustentável de alga marinha é a principal atividade econômica da região. Em estúdio, Luis Carlos Vasconcellos recebe Maria Leinad, da Fundação Brasil Cidadão, e Beatriz Castelar, pós-doutoranda no Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
10:00 – NBR Entrevista – Renato Ferreira, Coordenador do Programa Água Doce do Ministério do Meio Ambiente
O programa recebe o coordenador do Programa Água Doce do Ministério do Meio Ambiente, Renato Ferreira, que fala sobre acesso à água.
10:15 – Vídeos Informativos
10:30 – Ciência e Letras – Bertha Lutz
Nascida em São Paulo em 1894, Bertha Lutz é considerada a precursora do feminismo no Brasil. Para falar sobre sua obra, o programa recebe a pesquisadora da casa Oswaldo Cruz, Magali Romero Sá, e a geóloga,historiadora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas, Maria Margarete Lopes.
11:00 – Caminhos da Escola – Convivência Escolar
O programa aterrisa em Campo Grande – MS na Escola Estadual Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira para falar sobre convivência escolar. Em São Paulo, nossa convidada é a escritora Edla Van Steen, que visita o ETEC Parque da Juventude, para conversar com os alunos sobre a arte e a prática da escrita, o processo de descoberta das histórias e a diferença entre o escritor e o não-escritor.
12:00 – NBR Entrevista – Luiz Muller, diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
O programa recebe o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luiz Muller, que fala sobre os cursos de formação oferecidos pelo Plano Brasil sem Miséria.
12:15 – Vídeos Informativos
12:30 – NBR Entrevista – José Ferreira de Barros, Coordenador-geral do Programa Força no Esporte
O Coordenador-geral do Programa Força no Esporte, José Ferreira de Barros, fala sobre esporte como inclusão social.
12:45 – Vídeos Informativos
13:00 – Teleconferência MDS – Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas
14:30 – NBR Entrevista – Luiz Carlos Bolzan, Diretor-ouvidor do Ministério da Saúde
O programa recebe o Diretor-ouvidor do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Bolzan, que fala sobre a avaliação do SUS (Sistema Unico de Saúde) pelas gestantes.
14:45 – Vídeos Informativos
15:00 – Caminhos da Escola – Convivência Escolar
O programa aterrisa em Campo Grande – MS na Escola Estadual Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira para falar sobre convivência escolar. Em São Paulo, nossa convidada é a escritora Edla Van Steen, que visita o ETEC Parque da Juventude, para conversar com os alunos sobre a arte e a prática da escrita, o processo de descoberta das histórias e a diferença entre o escritor e o não-escritor.
16:00 – Dia de Campo na Tv – Boas Práticas de Fabricação para Agroindústria Familiar
16:50 – Vídeos Informativos
17:00 – Cultura Ponto a Ponto – Uirapuru + Filme Coletivo
o ponto de cultura Uirapuru recebeu o reforço do artista Tércio Luthier, que começou então a pesquisar instrumentos feitos de materiais alternativos e formou uma orquestra de meninos que ensaiam no quintal de sua casa.
17:30 – VideoSaúde – Quem são Elas
Em julho de 2004, a justiça brasileira autorizou que mulheres grávidas de fetos sem cérebro interrompessem a gestação. Durante quatro meses, dezenas de mulheres foram amparadas por essa decisão e optaram pelo aborto. O filme conta a história de quatro dessas mulheres que, protagonistas de suas próprias vidas, são as narradoras de suas escolhas em um filme que mostra a força e a resignação diante do luto precose.
18:00 – Cenas do Brasil – Agricultura Sustentável
Para debater o tema, o programa recebe o Secretário de Política Agrícola da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Antoninho Rovaris, e o Diretor Executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Maurício Lopes.
19:00 – Sementes – Fundação Casa da Cultura de Marabá
19:30 – Mobilização – Cultivo Sustentável de Alga Marinha
No Mobilização dessa semana, vamos conhecer a comunidade de Barraginha cujo cultivo sustentável de alga marinha é a principal atividade econômica da região. Em estúdio, Luis Carlos Vasconcellos recebe Maria Leinad, da Fundação Brasil Cidadão e Beatriz Castelar, pós-doutoranda no Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do RJ.
20:00 – Atividades do Poder Executivo
21:00 – NBR Entrevista – Sérgio Lopes, Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal
O Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Sérgio Lopes, fala sobre o Programa Terra Legal.
21:15 – Vídeos Informativos
21:30 – Panorama IPEA – Desaceleração da Economia
O Diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Cláudio Amitrano, e o economista e professor da Universidade de Brasília, José Luís Oreiro, falam sobre as causas e consequências da diminuição da expectativa de crescimento da economia brasileira.
22:00 – DocumentAÇÃO – Manejo Agroecológico da Caatinga
Vivendo em harmonia com o meio ambiente e respeitando a natureza, o vídeo documenta as ações do Movimento Minha Terra, onde pequenos agricultores desenvolvem o manejo agroecológico da caatinga.
22:30 – Ligado em Saúde – Diabetes
23:00 – DocTV IV – Retorno do Filho
O Retorno do Filho é uma viagem de regresso a Amarante, no Piauí, feita pelo poeta e historiador Alberto da Costa e Silva. Amarante é o lugar onde nasceu o seu pai Da Costa e Silva [1885-1950], um dos poetas piauienses mais afinados com a sensibilidade popular. Um documentário sobre a continuidade: aquilo que foi do pai está no filho; mas, em certo sentido, o filho recria o pai. Neste sutil jogo, ambos saem engrandecidos em suas dimensões artísticas e humanas.

Link: http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/arquivos-programacao/copy574_of_13-01-2010/?searchterm=oreiro

Anúncios