É um momento trágico no Ocidente

Autor(es): agência o globo:
O Globo – 14/09/2011
 

 

O que acha da proposta de os Brics ajudarem a Europa?

JOSÉ LUIS OREIRO: O ministro Mantega está jogando para a plateia. Não cabe a Brasil, Rússia, China e Índia resolverem um problema que é exclusivamente dos europeus.

Existe solução para a crise do euro?

OREIRO: A Europa precisa de demanda externa e os chineses, especialmente, não estão nem um pouco interessados em reduzir seu saldo comercial, importando mais produtos da Europa. Outro remédio seria estimular a demanda doméstica. E, neste caso, os Brics não têm a menor condição de ajudar.

Com o problema chegando à Itália, o que muda no perfil da crise?

OREIRO: Estamos chegando perto de um momento trágico na história do Ocidente. Ninguém sabe exatamente qual será o impacto da saída da Grécia e agora a crise chegou à Itália. O problema é que falta liderança política para gerenciar esta crise. Nem Angela Merkel (Alemanha) nem Nicolas Sarkozy (França) são lideranças à altura.

O senhor acha que o Banco Central Europeu (BCE) tem condições de salvar a Itália?

OREIRO: O ideal seria a monetização de parte da dívida dos países da zona do euro (resgate de títulos em troca de dinheiro). Mas, para isso, seria preciso mudar o estatuto do banco. Está cada vez mais difícil de encontrar uma resposta fiscal para a crise. Seria preciso aumentar os gastos e reduzir os impostos, mas isso hoje é impossível.

Existe de risco de contágio?

OREIRO:Claro que existe. E o pior é que a desconfiança acaba gerando ainda mais turbulência no mercado.

Link: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/9/14/e-um-momento-tragico-no-ocidente

Anúncios